ESTAFETA  2X32Km

Estafeta 2X32 Km na travessia longitudinal no "São Jorge de Ponta a Ponta" na Ilha de São Jorge nos Açores.

Trata-se da travessia longitudinal da ilha de São Jorge, com uma extensão de 64 Km. Tem início na Ponta dos Rosais (Ponta Oeste) a uma altitude de 262 m , com transmissão de testemunho na Freguesia de Norte Pequeno ao km 32 a 467 m de altitude e termina na Ponta do Topo (Ponta Este) a 18m de altitude.

O percurso está dividido em 8 etapas, com controles respetivos de controle e abastecimentos.

O percurso é composto por um misto de 70% em asfalto e 30% em terra batida, com um ganho de altitude de 1 478 metros.

REGULAMENTO
CLASSIFICAÇÃO
EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO
O QUE LEVAR?
REGULAMENTO

REGULAMENTO  ESTAFETA

1 - APRESENTAÇÃO

O "São Jorge de Ponta a Ponta" -  A ESTAFETA é uma prova comm uma extensão de 64 km (32Km + 32Km) na travessia longitudinal da Ilha de São Jorge - Açores. A prova é realizada por 2 atletas com transmissão do testemunho no Km 32, na Freguesia de Norte Pequeno. O percurso é realizado em terreno misto de alcatrão e terra batida. Terá início na Ponta dos Rosais a 262 m de altitude, na parte Oeste da ilha (Farol dos Rosais), passando no ponto mais alto deste percurso a 865m de altitude  e com final na Ponta do Topo a 18m de altitude, na parte Este da ilha (Farol do Topo).

2 - ESTAFETA 2X32

Na modalidade de Estafeta,  só poderão participar atletas com mais de 16 anos, desde que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços intensos, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação, aconselhando os participantes a atestarem a sua condição física pelas vias médicas adequadas. A Estafeta  tem carater competitivo, destina-se a todos os indivíduos masculinos e femininos, cuja condição física o permita.

A equipa é constituida por 2 atletas, tendo o primeiro elemento que relizar 32km e o segundo 30km dum total de 64km de prova.

Cada atleta terá de transportar o "testemunho" sem deixar cair ou perder e sempre vísivel, durante todo o percurso.

A transmissão só poderá ser realizada no km 32 (Norte Pequeno).

Esta prova só poderá se realizar a correr ou a caminhar, sem a ajuda de terceiros ou a útilização de qualquer outro meio de deslocação: bicicleta, carro, etc.

3 - CONDIÇÕES FÍSICAS

Para participar é indispensável estar consciente da distância e dificuldades específicas desta Estafeta, do desnível positivo e negativo da mesma e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente. De haver adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em caminhadas de longa distância que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de eventos, nomeadamente: conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas (vento, nevoeiro, chuva, etc.). Saber gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc.

4 - ESCALÕES

A Estafeta, destinam-se a todos as equipas de 2 atletas, em representação individual ou colectiva (Clubes, Escolas, Associações desportivas, etc.), depois de devidamente inscritos, no âmbito do evento, tendo os seguintes escalões: Femininos e Masculinos.

 

5 - SEGUROS

Todos os participantes serão assegurados por um seguro de responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais.

6 - INSCRIÇÕES

As inscrições só serão aceites se forem efectuadas através do site da site do Evento, num formulário existente para o efeito e efectivadas com o devido pagamento. Assuntos relacionados com as inscrições para info@pontaaponta.pt.

 

Taxas de Inscrição por equipa de 2 atletas:

- de 1 a 31 de Dezembro 2023 - 110€;

- de 1 a 31 de Janeiro 2024 - 130€.

 

Na Estafeta o valor de inscrição inclui:

- Seguro de acidentes pessoais;

- T-Shirt do evento;

-  Abastecimentos; 

- Seguro de atividade;

- Toda a logística inerente ao evento,;

- Transferes;

-  Assistência médica durante o evento;

- Lanche no final da prova.

 

Outras Condições

- As inscrições só serão consideradas validas após pagamento .

- As inscrições sem meio de pagamento ou efectuadas depois das datas referidas não serão aceites.

- Os atletas são responsáveis por verificar se todos os seus dados se encontram corretos nas listas de inscritos, entretanto publicadas. Só serão aceites retificações até 10 dias antes do evento.

 

Nota importante: Não serão devolvidas taxas de inscrição, no entanto permite-se a troca de dados do atleta, desde que devidamente comunicadas até 10 dias antes do evento.

7 - SECRETARIADO

O Secretariado funcionará das 18h00 às 22h00 no dia anterior à prova, em local a definir

8 - SEGURANÇA

Obrigatório durante o evento que cada participante tenha sempre consigo:

- Corta Vento;

- Água - garrafa ou cantil de 1,5 L, para abastecer ao longo do percurso;

- Lanterna;

- Telemóvel;

- Manta de Sobrevivência;

- Copo para abastecimento.

 

A organização em função das previsões meteorológicas poderá alterar o equipamento obrigatório.

A Ultra Maratona será em sistema de open-road, o participante é responsável pela passagem nas estradas, cumprindo as regras do código da estrada.

No dorsal de cada participante, serão indicados números de telefone a serem usados em caso necessário.

Não será permitido o estacionamento de viaturas na zona de partida e chegada devidamente balizadas .

À organização reserva-se o direito de poder anular a prova a qualquer momento, caso as condições atmosféricas ponham em risco a integridade física dos participantes.

9 - SANÇÕES

O participante compromete-se a respeitar as indicações dos membros da Organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso.

Será desclassificado todo o concorrente que não cumpra o presente regulamento, deteriore ou suje o meio ambiente, não leve ao longo de todo o percurso o seu dorsal e não respeite as indicações da organização.

Todo o atleta que utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros, será automaticamente desclassificado .

10 - CLASSIFICAÇÕES

As classificações, serão realizadas através de controlo final de passagem.

Ao longo do percurso existirão postos de controlo.

Os participantes terão que parar a fim de ser registado o controlo no seu dorsal, bem como devem respeitar a ordem de chegada ao controlo.

As classificações da Estafeta será feita por equipas na geral (femininos e masculinos).

As classificações finais serão realizadas através do tempo de chegada de cada equipa.

11 - PRÉMIOS

A cerimonias de entrega de prémios será realizada no almoço convívio.

Apenas serão entregues prémios dos atletas premiados a terceiros, em caso de ausência devidamente justificada, a um seu representante indicado atempadamente.

 

Na Estafeta, serão atribuídos:

- Troféu às 3 primeiros equipas da geral Feminina e Masculina.

12 - ABASTECIMENTOS

Ao longo do percurso haverá 8 postos de abastecimento, com fruta, água e snaks.

13 - ECO RESPOSABILIDADE

O participante é responsável pelo transporte dos invólucros e outro lixo não natural, provenientes de Géis, Barras, etc., no sua própria Mochila, Camelbak ou Cinto, e depositá-lo nos locais próprios junto à Meta. Não é permitido destruir ou alterar propositadamente qualquer elemento natural (muros, plantações, sinalética, marcações, etc.) ao longo do percurso.

14 - ACEITAÇÃO  DO   REGULAMENTO

O presente regulamento segue as boas normas e recomendações. O facto de os participantes efectuarem o acto de inscrição no evento pressupõe a total aceitação do presente Regulamento. O mesmo pode ser alterado mediante aditamento.

15 - DIREITOS  DE  IMAGEM

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do participante para a promoção e difusão do evento em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do participante, a receber qualquer compensação económica.

16 - CASOS  OMISSOS

Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela organização, de cujas decisões não haverá recurso.

 

Aventour - Azores Adventures

Calheta, 11 de Dezembro de 2023

CLASSIFICAÇÃO
EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO
O QUE LEVAR?
PROGRAMA EVENTO
INSCRIÇÃO
ALOJAMENTO
VIAGENS
PROGRAMA EVENTO

PROGRAMA PONTA A PONTA 

Dia 26 de Abril 2024

19h:00 - Abertura do secretariado para entrega dos dorsais e receção dos participantes;

22h:00 - Fecho do Secretariado.

 

Dia 27 de Abril 2024

 05h:00 - Concentração dos Atletas das Provas Longas, no cais da Vila da Calheta;

 05h:15 - Saída dos transportes do evento da Vila da Calheta para o Farol dos Rosais;

05h:15 - Concentração dos Atletas das Provas Longas junto à Igreja da Vila  das Velas;

05h:30 - Saída dos transportes do evento da Vila das Velas para o Farol dos Rosais;

06h:00 - Breifing;

06h:15 - Farol do Rosais - Partida das provas de ULTRA CAMINHADA 64K, ULTRA MARATONA 64K, ULTRA TRAIL 80K; ESTAFETA 2 x 32K e BTT 90K.

08h:00 - Concentração dos Atletas das Provas Curtas junto à Igreja da Vila  das Velas;

08h:15 - Saída dos transportes do evento da Vila das Velas para o Norte Pequeno;

08h:15 - Concentração dos Atletas das Provas Curtas, no cais da Vila da Calheta;

08h:30 - Saída dos transportes do evento da Vila da Calheta para o Norte Pequeno;

10h:00 - Norte Pequeno - Partida das Provas de CAMINHADA 32K, TRAIL 40K, ESTAFETA 2 X 32.

 

Pontinha, Topo - Final do percurso;

Transportes do evento, para o regresso ao ponto de concentração: Cais da Vila de Calheta e Igreja da Vila de Velas.

 

INSCRIÇÃO
ALOJAMENTO
VIAGENS